terça-feira, 4 de outubro de 2016

Outubro Rosa

 O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e Ginecológico.
A campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
Outubro Rosa no Brasil
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa ocorreu no dia 02 de outubro de 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa de cosméticos,  iluminaram de rosa o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo - SP, em alusão ao Outubro Rosa.
A iluminação em rosa de monumentos em diversas partes do mundo é uma das formas como o Outubro Rosa ganha visibilidade de modo original.
No Brasil, assim como em todo o mundo, o mês de outubro é repleto de palestras sobre o câncer de mama. Elas são realizadas por meio do poder público, voluntários, entidades, profissionais de saúde, instituições de ensino e pela comunidade em geral.
Blog do Capitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário