domingo, 11 de outubro de 2015

Corpo de Bombeiros da região tem novo comandante

Foto:Alan Collet
Em solenidade cívico militar, realizada na sexta (02/10), o Tenente Coronel Bombeiro Militar Luiz Alberto Rodrigues da Silva assumiu o comando do Corpo de Bombeiros da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, que abrange todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.
Natural de Lorena, o Tenente coronel Silva, 50 anos, 29 deles dedicados à corporação, possui uma grande experiencia na região. Foi comandante em diversas cidades, como Guaratinguetá, Jacareí e São José dos Campos. Promovido ao posto atual, em 25 de agosto deste ano, enquanto subcomandante do 11º Grupamento, assumiu o cargo no lugar do Coronel Ernesto Rizzetto, que foi transferido para a reserva remunerada.
Logo após tomar posse, o novo comandante falou com a imprensa sobre a construção de uma nova base na região e da “Operação Verão”.
Segundo o comandante, o foco será aprimorar a gestão.  O 11º Grupamento de Bombeiros Militar, sediado em São José dos Campos, atende atualmente a 39 municípios, e só existem postos do Corpo de Bombeiros em 14 deles. A corporação atende das mais variadas ocorrências, como acidentes de trânsito, afogamentos, deslizamentos, enchentes, desabamentos, paradas cardíacas, partos e etc. E mesmo só estando em 14 municípios, o Corpo de Bombeiros consegue atender a 80% da população, com um efetivo de 480 bombeiros.
No mês de dezembro será inaugurado uma nova base no Distrito de Quiririm (Taubaté-SP), que trabalhará em convênio com a prefeitura. Em Lorena-SP existe uma base provisória, mas a definitiva já está sendo construída e deve ser inaugurada em fevereiro do ano que vem. Estudos foram feitos para construção de uma base definitiva em Ilhabela-SP, com previsão de entrega para junho de 2016.
Para a “Operação Verão”, que funcionará de dezembro a março de 2016,  haverá um reforço na quantidade de homens. Serão enviados 54 bombeiros a mais para a região do Litoral Norte durante a temporada. Será realizado também planejamentos estratégicos, com viaturas localizadas em pontos específicos para um atendimento mais rápido em caso de emergências.
De acordo com o Tenente coronel Silva, ainda não está fechada a quantidade de bombeiros marítimos, cujo comando é diferente daqueles que atuam em terra, e nem de salva-vidas civis que reforçarão o atendimento nas praias do Litoral Norte.


Blog do Capitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário