O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é
uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro
dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico
precoce do câncer de mama e Ginecológico.
A
campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta
contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e
entidades.
Este movimento começou nos
Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer
de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do
Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de
prevenção do câncer de mama.
A ação de iluminar de rosa
monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e
não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira
iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez
mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada
em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa
alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo
diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa
assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em
qualquer lugar no mundo.
Outubro Rosa no Brasil
A primeira iniciativa vista no
Brasil em relação ao Outubro Rosa ocorreu no dia 02 de outubro de 2002, quando um grupo de mulheres
simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada
empresa européia de cosméticos, iluminaram de rosa o monumento Mausoléu do Soldado
Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em
São Paulo-SP, em alusão ao Outubro Rosa.
A iluminação em rosa
de monumentos em diversas partes do mundo é uma das formas como o Outubro Rosa ganha visibilidade de modo original. As muitas construções
revestidas com a cor da campanha vão desde torres, museus, teatros e outros
pontos turísticos até importantes construções do estado, como o Palácio do
Planalto, por exemplo.
Por todo o Brasil, assim como em
todo o mundo, o mês de outubro é repleto de palestras sobre o câncer de mama.
Elas são realizadas por meio do poder público, voluntários, entidades,
profissionais de saúde, instituições de ensino e pela comunidade em geral.
A campanha é estimulada também
por meio de quiz com mitos e verdades sobre a doença, uso de camisetas ou
enfeites na cor rosa e de broches com o símbolo do movimento, o laço rosa.
Mulheres a
partir de 25 anos que não realizaram o exame preventivo e mulheres acima de 40
anos que não realizaram o exame de mamografia, devem procurar durante o mês de
outubro a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
Blog do Capitão
Nenhum comentário:
Postar um comentário